Voltar A otoneurologia do HC participa de evento que reúne grandes nomes da Otoneurologia.


Entre 30 de outubro e 2 de novembro de 2019, Brasília reuniu otorrinolaringologistas de todo Brasil para o pré congresso de Otoneurologia, com enfoque na VPPB. Seguiu-se o 49o Congresso Brasileiro da ABORL-CCF, que abordou temas instigantes como as Síndromes Cervicais, Migranea, Síndromes Somatopsíquicas e de Integração Sensorial. Temas de alto nível que foram debatidos com maestria entre os palestrantes e a platéia.

Na abertura do evento foi realizada uma singela e emocionante homenagem ao Prof. Lazaro Gilberto Formigoni, patrono da Otoneurologia da FMUSP, que nos deixou há um ano. Mestre gentil e acolhedor que inicou o estudo da especialidade no Departamento de Otorrinolaringologia e Oftalmologia do HCFMUSP. A ele foi dedicado o pré congresso.

O evento contou ainda com a presença de palestrantes renomados como o Dr. Daniel Gold –  neurologista assistente Universidade Johns Hopkins e o Dr Raymond Van der Berg – otorrinolaringologista da Universidade de Maastrich. Ambos abordaram temas atuais como o exame vestibular em pacientes com tontura aguda, dando enfase à oculomotricidade e aos exames vestibulares.

No evento foram lançados dois livros que contam com autores de nossa clínica: Otoneurologia Clínica e Eletrofisiologia. Obras importantes e necessárias na a formação da otoneurologia, desde a anatomia, suspeita clínica, diagnóstico e abordagem das doenças cocleovestibulares.

Tivemos ainda a grata surpresa de ter nossos dois temas livres selecionados. Um entre os melhores temas orais e o outro com o prêmio de melhor poster da otoneurologia.

Foi um ótimo período de confraternização e aprendizado.

Nosso próximo encontro acontece em São Paulo, no mês de fevereiro: “Hearing and Balance’.

 

Até lá.


foto otoneurofoto otoneuro2foto otoneuro3foto otoneuro4foto otoneuro5foto otoneuro6



Outras Notícias