Voltar Visita ao Dr. Leonel Luís no Hospital Santa Mario – Lisboa/Portugal


Dr. César Bertoldo Garcia

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), integra dois importantes estabelecimentos universitários de referência do Serviço Nacional de Saúde português, o Hospital de Santa Maria e o Hospital de Pulido Valente. Com um orçamento anual de 420 milhões de euros, sua missão é prestar cuidados de saúde ao cidadão, no contexto de um estabelecimento hospitalar público, geral, central e diferenciado em tecnologias e competências.

fekwqe

Inserido neste complexo,  o departamento de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria realiza atendimento emergencial especializado e conta com enfermaria, centro cirúrgico e ambulatório integrados.  O diretor do serviço é o Dr. Leonel Luís, membro da Associação Portuguesa de Otoneurologia. O setor de Otoneurologia tem papel de destaque no departamento e dispõe de um moderno aparato tecnológico para auxílio no diagnóstico das diversas doenças específicas da área.

Tivemos a oportunidade de estar ao lado do Dr Leonel Luis entre os meses de junho e julho de 2018, em estágio observacional no setor de Otoneurologia. Pudemos observar o caráter objetivo na avaliação dos pacientes, que busca sinais de disfunção labiríntica ao exame físico e o auxílio de testes diagnósticos, fundamentados por uma história clínica minuciosa. Essa rotina permite altos índices de diagnóstico correto. Participamos ainda das consultas ambulatoriais para onde são encaminhados os pacientes advindos da atenção básica que apresentam queixas pertinentes à área. Os casos emergenciais são discutidos em reunião da equipe, coordenada pelo Dr. Leonel Luís, com a presença de residentes e de médicos especialistas do serviço.

Quando há indicação médica, a reabilitação vestibular, coordenada pela fisioterapeuta Teresa Benzinho, tem grande importância, seja na realização de um programa preventivo de quedas, naqueles pacientes que possuem quadros subagudos ou crônicos limitantes (hiporreflexos ou arreflexos), seja na análise e tratamento precoce de pacientes em fase aguda, especialmente no que tange ao uso da cadeira rotatória em baixa ou alta frequência e suas corretas indicações. Seus índices de resultados satisfatórios são altos.

Retornamos ao ambulatório do HCFMUSP com as novidades assimiladas com o objetivo de anexar novos procedimentos aos nossos protocolos habituais. É nossa função oferecer ao nosso paciente a melhor abordagem possível.


Outras Notícias