• 8 de março de 2024

Nos dias 04 e 05 março de 2024 aconteceu o XVIII CURSO DE OTONEUROLOGIA BÁSICA – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O curso teórico-prático abordou assuntos relevantes para a compreensão da anatomofisiologia do sistema vestibular e suas disfunções, com foco na sua aplicabilidade clínica no dia a dia. Foram discutidos os exames otoneurológicos convencionais e as novas abordagens tecnológicas, as doenças vestibulares mais prevalentes, os novos conceitos diagnósticos e o enfoque na multidisciplinariedade necessária para a reabilitação vestibular. Tivemos o privilégio de receber alunos de várias regiões do Brasil, garantindo uma troca interessante de conhecimento e vivências.

Durante o segundo dia do curso, os alunos entraram em contato com os diversos equipamentos utilizados no Setor de Otoneurologia do HCFMUSP. Foi apresentado o manuseio dos aparelhos, seus fundamentos, suas principais indicações e interpretação de seus traçados. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer novas tecnologias, muitas disponíveis apenas em serviços de referência.

Agradecemos a presença de todos os colegas na XVIII edição do curso e esperamos revê-los no segundo módulo de nosso curso no próximo semestre deste ano. São vocês que nos incentivam a trabalhar mais e melhor.

Postagem relacionada

Aconteceu XIII Otoneurologia Básica: Princípios e práticas.

Nos dias 25 e 26 de março, ocorreu mais uma edição do curso básico ministrado pela equipe do HCFMUSP. Com grande apoio, nossos professores, fellows e colaboradores trouxeram mais um curso de alta qualidade. E esse ano ainda tem mais: entre 19 e 21 de agosto ocorrerá nosso curso de interpretação de video e eletrooculografia, […]

What does the dissociation between the results of video head impulse versus caloric testingreveal about the vestibular dysfunction in Ménière’s disease?

McGarvie LA1, Curthoys IS, MacDougall HG, Halmagyi GM. Author information 1Institute of Clinical Neurosciences, Royal Prince Alfred Hospital , Camperdown NSW , Australia. Abstract CONCLUSION: It is suggested that the different results of rotational (video head impulse – vHIT) and caloric tests in patients with Ménière’s disease (MD) may be a consequence of the physical […]