• 8 de março de 2024

Nos dias 04 e 05 março de 2024 aconteceu o XVIII CURSO DE OTONEUROLOGIA BÁSICA – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O curso teórico-prático abordou assuntos relevantes para a compreensão da anatomofisiologia do sistema vestibular e suas disfunções, com foco na sua aplicabilidade clínica no dia a dia. Foram discutidos os exames otoneurológicos convencionais e as novas abordagens tecnológicas, as doenças vestibulares mais prevalentes, os novos conceitos diagnósticos e o enfoque na multidisciplinariedade necessária para a reabilitação vestibular. Tivemos o privilégio de receber alunos de várias regiões do Brasil, garantindo uma troca interessante de conhecimento e vivências.

Durante o segundo dia do curso, os alunos entraram em contato com os diversos equipamentos utilizados no Setor de Otoneurologia do HCFMUSP. Foi apresentado o manuseio dos aparelhos, seus fundamentos, suas principais indicações e interpretação de seus traçados. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer novas tecnologias, muitas disponíveis apenas em serviços de referência.

Agradecemos a presença de todos os colegas na XVIII edição do curso e esperamos revê-los no segundo módulo de nosso curso no próximo semestre deste ano. São vocês que nos incentivam a trabalhar mais e melhor.

Postagem relacionada

Visita Doutor Dusan Pavlovic ao Hospital das Clínicas.

    No mês de fevereiro fomos presenteados com a visita do Doutor Dusan Pavlovic, estudioso da otoneurologia e oculomotricidade. Atualmente o Dr Pavlovic é o presidente da Sociedade Otológica e Audiológica Sérvia responsável pela organização do Belgrade Balance Forum. O curso que durou um dia, abordou temas dos mais simples aos mais complexos casos clínicos, […]

Intrarater and interrater agreement and reliability of vestibular evoked myogenic potential triggered by galvanic vestibular stimulation (galvanic-VEMP) for HTLV-1 associated myelopathy testing.

Caporali JFM, Labanca L, Florentino KR, Souza BO, Utsch Gonçalves D.   Background: The vestibular evoked myogenic potential triggered by galvanic vestibular stimulation (galvanic-VEMP) has been used to assess the function of the vestibulospinal motor tract and is a candidate biomarker to predict and monitor the human T-cell lymphotropic virus type 1 (HTLV-1) associated myelopathy […]