• 30 de março de 2022

Aconteceu, nos dias 21 e 22 de março de 22, o XVI Curso de Otoneurologia Básica – Princípios e Práticas.

curso

Na semana anterior ao evento presencial, foram disponibilizadas aulas teóricas online aos alunos, para que estes pudessem melhor sedimentar o conhecimento e ter mais tempo para formar dúvidas.
Na manhã do primeiro dia do evento, em 21 de março, foi ministrada uma aula presencial sobre medicamentos no manejo da tontura e foram discutidos alguns temas sobre as aulas assistidas. Já no período da tarde, os alunos tiveram contato com o ambiente do ambulatório de Otoneurologia do HC-FMUSP, e se familiarizaram com equipamentos por nós utilizados no serviço, como o vHIT, VEMP, eletro-oculografia, video-oculografia, e a cadeira rotatória.
No segundo dia do evento, tivemos a honra de receber mais uma vez o professor Kamran Barin, da Ohio State University, que palestrou sobre novidades na propedêutica da investigação da tontura.
O curso definitivamente foi um sucesso, aguardamos vocês no próximo ano!

3b25e68a-89f0-41e7-b55d-57cc077150b6 2 6c8161e6-c7b7-48eb-b470-6b00c7270d15

Postagem relacionada

Sensitivity of caloric test and video head impulse as screening test for chronic vestibular complaints

Raquel Mezzalira,I,II,* Roseli Saraiva Moreira Bittar,I Marcia Maria do Carmo Bilécki-Stipsky,I,II Cibele Brugnera,I and Signe Schuster GraselI I Departamento de Otorrinolaringologia, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, SP, BR. II Clínica de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier, Campinas, SP, BR   Abstract OBJECTIVE: This study compared the results of the caloric […]

Manifestações clínicas do comprometimento da função cerebelar em um caso de tontura

Danilo Martin Real, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP Luis Gustavo Cattai Zamboni, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP Roseli Saraiva Moreira Bittar, Professora assistente do setor de Otoneurologia do HCFMUSP. Paciente masculino de 44 anos, conta uma história de 7 meses de desequilíbrio periódico que dura horas. As crises […]