Voltar Professor Dr. Edigar Rezende de Almeida

 

Por: Professor Dr. Marco Aurélio Bottino

Nasceu Edigar Rezende de Almeida a treze de fevereiro de 1939 em Santo Antônio da Alegria pequena cidade próxima a Batatais, interior de São Paulo. Foram seus pais Deolindo Antero de Almeida e Anésia Rezende de Almeida:ele fazendeiro e ela tinha o lar e seis filhos a seus cuidados.Fez seus estudos, primário em Santo Antônio e o secundário em Batatais.Por pregação de seus pais e influenciado por primos médicosformou-seem medicina na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto em1966.Inspirado pelo Dr. Luiz Cândido Alves, otorrinolaringologista de Batataisporquemnutria especial admiração, foi para São Paulo e estagiouna Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da FMUSP em 1967.

Em 1968 foi aprovado em concurso para médico assistente da Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas.Nesse mesmo ano casou-se com a pedagoga Marilda Garcia Alves com quem teve três filhos. No ano de 1971 apresentou sua tese de doutorado como tema: “Cultura das secreções da orelha média e da rinofaringe” e alcançou o grau de Doutor emMedicina.Em 1974 estagiou na Universidade de Bordeaux com bolsa do governo francês e dedicou-se ao estudo da Eletrofisiologia da audição e do Anel linfático de Waldeyer. Foi pioneiro no país em eletrofisiologia da audição, atuação que ainda hoje mantém junto à Otorrinolaringologia da FMUSP.

Intensas e profícuas foram suas atividadesprofissionais e de ensino;foi professor das faculdades de medicina da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto, e um dos organizadores do curso de Fonoaudiologia que deu origem a Faculdade de Fonoaudiologia da USP. Atuou como médico otorrinolaringologista de várias instituições públicas e particulares.Como acadêmico, publicou muitos trabalhos na especialidade e escreveu inúmeros capítulos em livros e tratados.Orientou diversas teses de doutorado e compôs bancas de concursos e teses.Sua personalidade circunspecta, suas atitudes ponderadas, seu riso franco e matreiro, exímio esquadrinhador de teses e textos dando orientação equilibrada a vários de seus alunos entre os quais me incluo,são aspectos salientes de seu caráter.

No entanto, sua vida profissional e acadêmica não o afastou de suas origens agrícolas, pois paralelamente à sua atividade médica cuidou e ampliou seus limites agropecuários com a pecuária e o plantio do café.

Podemos do exposto, atestar que o professor Edigar teve e tem uma vida vitoriosa.Todos que o conhecem sabem com que estoicismo atravessou a perda prematura de seu filho, seu porvir e mesmo em meio à dor permaneceu conosco. Colega respeitado, admirado e querido por todos.