Voltar Professor Doutor Nelson Alvares Cruz

Dr Nelson Cruz

Nelson Alvares Cruz nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 24 de julho de 1921. Iniciou o curso primário no Rio de Janeiro e o terminou em São Paulo no Liceu Franco-Brasileiro (atual Liceu Pasteur), onde também concluiu o curso secundário. Fez o curso de Medicina na Escola Paulista de Medicina.

Em 1952, foi com Bolsa de Estudos para a França, tendo estagiado na Faculdade de Medicina de Paris em Otoneurologia com o Professor Maurice Aubry. Durante seis meses, trabalhou em Otoneurologia na Clínica Neurocirúrgica do Hôpital Pitié-Salpêtrière, tendo estagiado também nesse período com o Professor  Paul Pialoux do Hôpital  Lariboisi -ère. Aubry e Pialoux eram Otoneurologistas de renome internacional. No segundo semestre desse mesmo ano, procurou conciliar o estágio em Otoneurologia com o de Audiologia, feito na Companhia Francesa de Audiologia, sob a coordenação de J.E.Fournier.

Em 1953, de volta ao Brasil, iniciou sua atividade na disciplina de Otorrinolaringologia da Escola Paulista de Medicina e com o decorrer do tempo foi criado o setor de Otoneurologia sob a sua responsabilidade. Ministrou curso prático permanente de Otoneurologia no Hospital São Paulo-Escola Paulista de Medicina de 1968 a 1972. Formou discípulos ,dentre eles o Dr. Maurício M. Ganança, que  foi o que mais se destacou nessa área. O Professor Nelson Cruz ministrou muitos cursos de Otoneurologia pelo país, principalmente na década de 1959 a 1969, procurando difundi-la. Esses cursos foram ministrados durante vários dias no Rio de Janeiro em 1959 e anualmente de 1962 a 1965, no Rio Grande Sul, na Universidade de Santa Maria em 1963 e em 1964 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1963 no Paraná, na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, em 1968 em Brasília e em 1969 no II Simpósio Ibero-Americano de Otoneurologia em São Paulo. Grande parte de sua produção científica foi voltada para a Otoneurologia. De 1959 a 1965, publicou vários trabalhos no Brasil e no exterior (França) como único autor. Destacamos o trabalho “Semiologia vestibular dos processos mórbidos sediados no ângulo ponto-cerebelar e no tronco cerebral’’ (único autor), laureado com o prêmio Mário Otonni de Resende em 1957 pela Associação Paulista de Medicina e publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia em 1962. A partir de 1965, continuou produzindo muitos trabalhos em Otoneurologia e muitos deles com o Dr Maurício M. Ganança. Em 1962, foi com Bolsa de Estudos para a França para a Faculdade de Medicina da Universidade de Bordeaux (serviço do Professor Georges Portmann) para se aprimorar em Otologia e de volta ao Brasil passa a desenvolver a cirurgia otológica e formar vários médicos, vindos de diferentes estados do Brasil e mesmo do exterior para estágio no Hospital São Paulo(EPM). Nessa época, eram poucos médicos que operavam ouvido e formou muitos Otologistas.

Tornou o setor de Otoneurologia da Escola Paulista de Medicina o mais importante e respeitado do país, pois foi um dos pioneiros nesse ramo da Medicina no nosso meio. Fez concurso de Livre-docência em 1966 na Escola Paulista de Medicina e em 1978 para Professor Titular dessa mesma escola. Exerceu a função de Professor Catedrático na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP de 1967 a 1971. Durante o período que prestou serviço a essa faculdade despertou o interesse do chefe do Laboratório de Bioacústica, Prof. Dr Ricardo Marseillan, da Fisiologia, na instalação de registro nistagmográfico, para exame do labirinto posterior da cobaia, completando-se dessa forma  o estudo de todo o labirinto. Em 1979, ganhou o prêmio Eduardo de Moraes, da Academia Nacional de Medicina, com trabalho sobre tumores malignos das orelhas externa e média. Fez conferências sobre esse tema em Paris, elogiadas por vários professores franceses.

Foi Professor das faculdades de Medicina de Ciências Médicas de Santos e da Fundação do ABC. Foi condecorado pelo Ministério da Educação da França em 1981, com o título de Chevalier des Palmes Académiques. Foi membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo , vice-presidente da Sociedade de Otologia(1974-1977) e presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia(1986-1988). Deixou um grande legado para a Medicina Brasileira em Otoneurologia e em Otologia, sendo uma grande referência nessas áreas em nosso país.

Dr. Nelson Álvares Cruz Filho