• 23 de setembro de 2020

Print

 

Nos dias 3 e 4 de agosto foi realizada a décima quarta edição do curso Otoneurologia Básica: Princípios e Práticas, desta vez ministrado de forma remota, pela plataforma digital da FORL, em decorrência da pandemia pelo coronavírus.

O novo formato imposto pela necessidade de distanciamento social não impediu que o curso fosse mais uma vez bastante proveitoso. Os assuntos abordados incluíram desde a anatomofisiologia básica do sistema vestibular, passando pelas principais síndromes otoneurológicas, a avaliação clinica do paciente com tontura bem como os exames complementares no diagnóstico, até as modalidades de tratamento mais frequentes. O modelo on-line da plataforma utilizada permitiu que os participantes interagissem com perguntas e comentários durante as aulas.

O curso é realizado anualmente pela equipe de Otoneurologia do HCFMUSP e tem por objetivo fornecer aos participantes o conhecimento básico necessário para a avaliação de pacientes com tontura, uma das queixas mais frequentes que levam a busca por atendimento.

foto aula

Postagem relacionada

Dr. Mário Edvin Greters

Artigos completos publicados em periódicos 1 GONCALVES, D. U. ; GANANCA, F. F. ; BOTTINO, Marco Aurélio ; BITTAR, Roseli Saraiva Moreira ; GRETERS, Mário Edvin ; GANACA, M. M. ; MEZZALIRA, R. ; Albertino, S. . Otoneurological evaluation: current good practice. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso) , v. 80, p. 95-95, 2014. 2 Dietmar […]

Importância da avaliação otoneurológica pré-operatória

Norimar Hernandes Dias, Setor de Otoneurologia do Hospital das Clínicas de Botucatu – UNESP. Diante de um paciente com tumor do osso temporal ou do ângulo ponto cerebelar, mesmo que não apresente na história sintomas vestibulares, a avaliação otoneurológica pré-operatória torna-se imperiosa, particularmente com relação a possíveis sequelas para o equilibro corporal e o seu prognóstico […]