• 5 de abril de 2021

É com muita alegria e satisfação que concluímos a XIV edição do curso de Otoneurologia básica: princípios e práticas, ministrado pela equipe da Otoneurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo nos dias 30 e 31 de Março de 2021.

Assim como no ano anterior, realizamos o curso com o auxílio das plataformas digitais, seguindo os protocolos de distanciamento social e segurança ainda vigentes devido a pandemia pelo Coronavírus.

Contamos novamente com grandes nomes da Otoneurologia brasileira para compartilhar seus conhecimentos e práticas no assunto com o público inscrito.

Foram apresentados temas como anatomofisiologia básica do sistema vestibular, um apanhado de todas as principais síndromes otoneurológicas, suas etiologias, manejo clínico e diagnóstico e avaliação dos exames complementares em otoneurologia como a Eletrooculografia e o Video Head Impulse test. Discutimos também sobre os principais medicamentos usados no tratamento do paciente com tontura e contamos com excelentes aulas sobre reabilitação vestibular.

Não diferente dos anos anteriores, o curso foi um sucesso e contou com um grande número de inscritos, superando todas as nossas expectativas.

Agradecemos a todos os participantes por prestigiarem o evento e aguardamos todos vocês na próxima edição.

image0 image1 image2 image3 image4

Postagem relacionada

Enxaqueca

Prof. Dr. Sérgio Albertino, Doutor em Neurologia e Professor Adjunto IV da Faculdade Fluminense de Medicina Mariton Borges de Souza, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP   Provavelmente a enxaqueca esteja presente na vida dos seres humanos desde sua existência no nosso planeta.  Trata-se de uma cefaleia primaria, isto é, não apresenta um substrato […]

O video head impulse test eliminou a prova calórica do diagnóstico otoneurológico?

Raquel Mezzalira,  Mestre em Otorrinolaringologia pela UNICAMP e Otoneurologista do Instituto Penido Burnier Roseli Saraiva Moreira Bittar, Professora assistente do Setor de Otoneurologia do HCFMUSP. A prova calorica é o teste mais usado na avaliação das doenças vestibulares e acessa a função vestibular em baixas frequências (ao redor de 0.002-0.004 Hz) após estímulo calórico bitermal […]