• 5 de abril de 2021

É com muita alegria e satisfação que concluímos a XIV edição do curso de Otoneurologia básica: princípios e práticas, ministrado pela equipe da Otoneurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo nos dias 30 e 31 de Março de 2021.

Assim como no ano anterior, realizamos o curso com o auxílio das plataformas digitais, seguindo os protocolos de distanciamento social e segurança ainda vigentes devido a pandemia pelo Coronavírus.

Contamos novamente com grandes nomes da Otoneurologia brasileira para compartilhar seus conhecimentos e práticas no assunto com o público inscrito.

Foram apresentados temas como anatomofisiologia básica do sistema vestibular, um apanhado de todas as principais síndromes otoneurológicas, suas etiologias, manejo clínico e diagnóstico e avaliação dos exames complementares em otoneurologia como a Eletrooculografia e o Video Head Impulse test. Discutimos também sobre os principais medicamentos usados no tratamento do paciente com tontura e contamos com excelentes aulas sobre reabilitação vestibular.

Não diferente dos anos anteriores, o curso foi um sucesso e contou com um grande número de inscritos, superando todas as nossas expectativas.

Agradecemos a todos os participantes por prestigiarem o evento e aguardamos todos vocês na próxima edição.

image0 image1 image2 image3 image4

Postagem relacionada

Conferência Magna de encerramento do ano letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia

No dia 14 de dezembro de 2016, aconteceu no Teatro da FMUSP, localizado na Av. Dr. Arnaldo, 255, a “Conferência Magna de encerramento do ano letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia”. Na ocasião, foram entregues os certificados de conclusão dos fellows que terminaram os 3 anos do Curso de Complementação Especializada em Otoneurologia: Eduardo Sato, Douglas Jósimo e Carolina Cumani. Votos de muito sucesso […]

Tontura proprioceptiva cervical: um desafio ao terapeuta

Nedison Gomes Paim Alves, Fisioterapeuta auxiliar do Setor de Otoneurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. As tonturas de origem proprioceptiva estão frequentemente relacionadas à cervicalgia. A dor é caracteristicamente referida como “dor localizada na parte posterior do pescoço e superior das escápulas ou zona dorsal alta sem sinais característicos de radiculopatia”. A cervicalgia assume importância […]