• 7 de junho de 2024

Entre os dias 22 e 28 de abril de 2024, englobando o tema “Tontura é coisa séria: equilíbrio na terceira idade”, ocorreu a sétima edição da semana da tontura. 

 Promovida pela Academia Brasileira de Otoneurologia e apoiada pela ABORL-CCF, mais uma vez chamamos atenção à seriedade do sintoma tontura em nossos pacientes. Neste ano ressaltamos a importância do equilíbrio na terceira idade, sua relação à capacidade de se movimentar com segurança e autonomia. A prevenção de quedas e seu alto impacto no aparecimento de sequelas físicas e emocionais. 

A equipe do HCFMUSP, ao lado de equipes participantes, se empenhou em diversas localidades do país, levando informação para público. Contamos com participações em meios diversos de comunicação, lives para publico leigo e especialistas, material de apoio e divulgação. Participaram da campanha deste ano nomes da classe artística como: Gilberto Gil e Diogo Almeida. 

 O resultado foi uma campanha coesa, com ampla participação da comunidade e divulgação pela mídia. Um tema tão atual e necessário merece nosso empenho. Que venha nossa semana da tontura de 2025. Obrigado a todos os participantes e colaboradores.

Postagem relacionada

Denise Utsch Gonçalves

Artigos completos publicados em periódicos 1. Labanca, Ludimila ; Starling, Ana Lúcia Borges ; DE SOUSA-PEREIRA, SILVIO ROBERTO ; ROMANELLI, LUIZ CLÁUDIO FERREIRA ; DE FREITAS CARNEIRO-PROIETTI, ANNA BÁRBARA ; CARVALHO, LUCAS NOVAES ; FERNANDES, DANIELE ROSA ; UTSCH GONÇALVES, DENISE . Electrophysiological Analysis Shows Dizziness as the First Symptom in Human T Cell Lymphotropic Virus Type-Associated […]

Manifestações clínicas do comprometimento da função cerebelar em um caso de tontura

Danilo Martin Real, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP Luis Gustavo Cattai Zamboni, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP Roseli Saraiva Moreira Bittar, Professora assistente do setor de Otoneurologia do HCFMUSP. Paciente masculino de 44 anos, conta uma história de 7 meses de desequilíbrio periódico que dura horas. As crises […]