• 7 de junho de 2024

Entre os dias 22 e 28 de abril de 2024, englobando o tema “Tontura é coisa séria: equilíbrio na terceira idade”, ocorreu a sétima edição da semana da tontura. 

 Promovida pela Academia Brasileira de Otoneurologia e apoiada pela ABORL-CCF, mais uma vez chamamos atenção à seriedade do sintoma tontura em nossos pacientes. Neste ano ressaltamos a importância do equilíbrio na terceira idade, sua relação à capacidade de se movimentar com segurança e autonomia. A prevenção de quedas e seu alto impacto no aparecimento de sequelas físicas e emocionais. 

A equipe do HCFMUSP, ao lado de equipes participantes, se empenhou em diversas localidades do país, levando informação para público. Contamos com participações em meios diversos de comunicação, lives para publico leigo e especialistas, material de apoio e divulgação. Participaram da campanha deste ano nomes da classe artística como: Gilberto Gil e Diogo Almeida. 

 O resultado foi uma campanha coesa, com ampla participação da comunidade e divulgação pela mídia. Um tema tão atual e necessário merece nosso empenho. Que venha nossa semana da tontura de 2025. Obrigado a todos os participantes e colaboradores.

Postagem relacionada

18º Congresso Fundação Otorrinolaringologia

Com salas cheias, no dia 28, 29, 30 e 31 de agosto de 2019 aconteceu o 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, As mesas, conferências e palestras de otoneurologia despertaram grande interesse dos participantes, que tiveram a oportunidade de assimilar e discutir os novos conhecimentos na área. O Setor de Otoneurologia da FMUSP e seus colaboradores participaram […]

Tontura proprioceptiva cervical: um desafio ao terapeuta

Nedison Gomes Paim Alves, Fisioterapeuta auxiliar do Setor de Otoneurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. As tonturas de origem proprioceptiva estão frequentemente relacionadas à cervicalgia. A dor é caracteristicamente referida como “dor localizada na parte posterior do pescoço e superior das escápulas ou zona dorsal alta sem sinais característicos de radiculopatia”. A cervicalgia assume importância […]