• 29 de setembro de 2016

 

Por: Prof. Dr. Edigar Rezende de Almeida

Natural de São Paulo, vem de uma família italiana constituída de vários irmãos, todos com formação universitária. Fez seu curso primário e colegial no “Liceu Coração de Jesus” e cursou medicina na “Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu”  de 1965 a 1970. Marco Aurélio Bottino é cultor da Língua Portuguesa desde sua formação acadêmica, tendo sido presidente da Academia de letras Dom Aquino Correa em 1959.

Entrou na residência de O.R.L. no Hospital das Clinicas da USP em 1971 e em maio de 1973 foi aprovado em concurso na clínica ORL do HC da USP como médico assistente. Desde seu início na disciplina mostrou interesse pela otoneurologia, acompanhando e trabalhando com o Pr.  Dr. Lázaro Gilberto Formigoni. Acompanhou o Professor Formigoni não apenas no Hospital das Clínicas, mas também no Instituto de Moléstias de Ouvido, Nariz e Garganta (IMONG) onde contava a parceria do Dr. Antônio Francisco Gobbi.

Marco Aurélio Bottino fez sua pós-graduação no setor de Otoneurologia da disciplina de ORL do Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez seu mestrado com o tema “Técnicas de Pesquisa do Nistagmo de Torção Cervical e Estudo Comparativo entre Indivíduos Normais e Portadores de Síndrome Cervical” em 1985 e doutorado com o título “Pesquisa do nistagmo de privação vertebrobasilar” em 1991. Nesse período assumiu aulas nos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e na Faculdade de Odontologia da USP. Sempre exerceu sua atividade didática com muito esmero e critério, participando de muitas atividades na área de otoneurologia, bem como de capítulos de livros didáticos na especialidade.

Marco Aurélio Bottino participou de um grande número de congressos, simpósios e cursos de otoneurologia. No ano de 2009 fundou, juntamente com os otoneurologistas Maurício Ganança, Roseli Bittar, Fernando Ganança e Mario Greters, o Departamento de Otoneurologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Crânio Facial (ABORL-CCF) Brasileira de Otorrinolaringologia. Foi seu coordenador durante o ano de 2011 e iniciou com o grupo a divulgação da otoneurologia pelo país, ministrando cursos e divulgando experiências.

Marco Aurélio Bottino, sempre muito educado, elegante e gentil, conquista a simpatia de todos os colegas, bem como de seus pacientes. Após a aposentadoria do professor Lázaro Gilberto Formigoni, a otoneurologia do HC segue seu crescimento e sua continuidade. A Otoneurologia do Hospital das Clinicas Conta hoje com a tutoria do Dr Marco Aurélio Bottino e a presença de seus assistentes Dra Roseli Bittar, Dr Italo Medeiros e Dra Jeanne Oiticicca. Com dedicação, disciplina e trabalho sério, a equipe se destaca na otoneurologia brasileira, formando colegas que se espalham por todo Brasil e exterior.

A nossa clínica sente-se orgulhosa do trabalho realizado pelo grupo da Otoneurologia. Parabéns.

Postagem relacionada

Glucose metabolism disorders and vestibular manifestations: evaluation through computerized dynamic posturography

Roseli Saraiva Moreira Bittara, Maruska D’Aparecida Santosa, Raquel Mezzalira Introduction Global sugar consumption has increased in the past 50 years; its abusive intake is responsible for peripheral insulin resistance, which causes the metabolic syndrome – obesity, diabetes mellitus, hypertension, and coronary heart disease. Objective To evaluate the effect of a fractionated diet without glucose as […]

Queda em idosos

Prof. Dr. Sérgio Albertino, Doutor em Neurologia e Professor Adjunto IV da Faculdade Fluminense de Medicina       A cada dia a queixa de quedas na população geral torna- se mais frequente nos consultórios dos otorrinolaringologistas, neurologistas e clínicos devido ao aumento da expectativa de vida na população do Brasil. Segundo estatística do IBGE (Instituto Brasileiro […]