• 19 de abril de 2017

 

Por: Professor Dr. Marco Aurélio Bottino

Nasceu Edigar Rezende de Almeida a treze de fevereiro de 1939 em Santo Antônio da Alegria pequena cidade próxima a Batatais, interior de São Paulo. Foram seus pais Deolindo Antero de Almeida e Anésia Rezende de Almeida:ele fazendeiro e ela tinha o lar e seis filhos a seus cuidados.Fez seus estudos, primário em Santo Antônio e o secundário em Batatais.Por pregação de seus pais e influenciado por primos médicosformou-seem medicina na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto em1966.Inspirado pelo Dr. Luiz Cândido Alves, otorrinolaringologista de Batataisporquemnutria especial admiração, foi para São Paulo e estagiouna Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da FMUSP em 1967.

Em 1968 foi aprovado em concurso para médico assistente da Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas.Nesse mesmo ano casou-se com a pedagoga Marilda Garcia Alves com quem teve três filhos. No ano de 1971 apresentou sua tese de doutorado como tema: “Cultura das secreções da orelha média e da rinofaringe” e alcançou o grau de Doutor emMedicina.Em 1974 estagiou na Universidade de Bordeaux com bolsa do governo francês e dedicou-se ao estudo da Eletrofisiologia da audição e do Anel linfático de Waldeyer. Foi pioneiro no país em eletrofisiologia da audição, atuação que ainda hoje mantém junto à Otorrinolaringologia da FMUSP.

Intensas e profícuas foram suas atividadesprofissionais e de ensino;foi professor das faculdades de medicina da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto, e um dos organizadores do curso de Fonoaudiologia que deu origem a Faculdade de Fonoaudiologia da USP. Atuou como médico otorrinolaringologista de várias instituições públicas e particulares.Como acadêmico, publicou muitos trabalhos na especialidade e escreveu inúmeros capítulos em livros e tratados.Orientou diversas teses de doutorado e compôs bancas de concursos e teses.Sua personalidade circunspecta, suas atitudes ponderadas, seu riso franco e matreiro, exímio esquadrinhador de teses e textos dando orientação equilibrada a vários de seus alunos entre os quais me incluo,são aspectos salientes de seu caráter.

No entanto, sua vida profissional e acadêmica não o afastou de suas origens agrícolas, pois paralelamente à sua atividade médica cuidou e ampliou seus limites agropecuários com a pecuária e o plantio do café.

Podemos do exposto, atestar que o professor Edigar teve e tem uma vida vitoriosa.Todos que o conhecem sabem com que estoicismo atravessou a perda prematura de seu filho, seu porvir e mesmo em meio à dor permaneceu conosco. Colega respeitado, admirado e querido por todos.

Postagem relacionada

Applications of vestibular-evoked myogenic potential: a systematic literature review

Tatiana Rocha Silva, Marco Aurélio Rocha Santos, Luciana Macedo de Resende, Ludimila Labanca, Júlia Fonseca de Morais Caporali, Marjore Rhaissa de Sousa, Denise Utsch Gonçalves Trabalho realizado na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte (MG), Brasil Audiol., Commun. Res. vol.24  São Paulo  2019  Epub May 09, 2019 Purpose: To review the scientific literature on the main […]