• 16 de setembro de 2015

Raquel Mezzalira
Mestre em Otorrinolaringologia pela UNICAMP.
Médica otorrinolaringologista e otoneurologista do Instituto Penido Burnier.

O equilíbrio corporal é mantido pela atuação conjunta do labirinto, da visão e de receptores localizados nos músculos e nas articulações. Os estímulos do meio ambiente são captados por esses órgãos e conduzidos até o sistema nervoso central onde são interpretados. Após a análise das informações, são emitidas ordens para a manutenção da postura.

Um desajuste neste sistema pode gerar alterações de equilíbrio, ou seja as tonturas. Algumas doenças como o diabetes e as infecções no ouvido, o efeito colateral de medicações, a dieta inadequada entre outras podem ser responsáveis por este desajuste. Entretanto, outras situações também podem colaborar para a perturbação deste sistema como as contraturas musculares, as doenças na coluna cervical em decorrência de má postura, o estresse, a tensão, a perda de força muscular e doenças cardio vasculares.

Uma avaliação médica detalhada e especializada é necessária para o correto diagnóstico das causas da tontura e para poder ser instituído um tratamento adequado.

Atualmente, têm sido cada vez mais valorizada a prática regular de exercícios físicos no controle do equilíbrio corporal. Neste sentido, se reconhece a importância do Pilates que é uma atividade que melhora a capacidade cardio vascular, alivia os problemas relacionados ao estresse e diminui a tensão, melhora a flexibilidade, a força e a elasticidade muscular propiciando maior mobilidade articular e melhora da postura corporal. Além disso, aumenta a densidade óssea e a massa muscular dando melhor sustentação ao corpo. Enfim, melhora o estado geral de saúde o que é fundamental no controle do equilíbrio do corpo.

 

Postagem relacionada

Importância da avaliação otoneurológica pré-operatória

Norimar Hernandes Dias, Setor de Otoneurologia do Hospital das Clínicas de Botucatu – UNESP. Diante de um paciente com tumor do osso temporal ou do ângulo ponto cerebelar, mesmo que não apresente na história sintomas vestibulares, a avaliação otoneurológica pré-operatória torna-se imperiosa, particularmente com relação a possíveis sequelas para o equilibro corporal e o seu prognóstico […]

Fundação da academia brasileira de otoneurologia

O dia 03/02/2024 marca uma importante data para a otoneurologia brasileira: a fundação da Academia Brasileira de Otoneurologia (ABON). A assembleia constituinte contou com o apoio da ABORL e de diversos membros fundadores. Foi um momento de grande alegria, pois a ABON materializa um sonho que vem amadurecendo ao longo dos últimos anos. Foi a […]