• 18 de novembro de 2020

edigar

Perdemos no dia 09 de Outubro de 2020 o grande amigo e Prof. Edigar Rezende de Almeida. Foi fundador da Eletrofisiologia no Brasil. Com os conhecimentos adquiridos na Universidade de Bordeaux (França), trouxe os primeiros equipamentos de Eletrococleografia e Potenciais Evocados ainda na década de 70, sempre acompanhado de seu amigo inseparável amigo Prof. Ossamu Butugan. Com isso, houve um grande impulso na pesquisa otoneurológica e no diagnóstico da surdez infantil. A Clínica Otorrinolaringológica do HC-FMUSP construiu uma sala com isolamento elétrico caprichado, totalmente revestida de placas de cobre, para receber os primeiros equipamentos de eletrofisiologia. Dr. Edigar sempre ensinou a todos que o bem público deveria ser tão bem cuidado como se fosse seu, e prova disso é que equipamentos com mais de 40 anos ainda encontram-se em perfeito estado de funcionamento.

Gerações de residentes, fellows, alunos e visitantes tiveram o privilégio de aprender com o Prof. Edigar na sala que ele mesmo considerava a “Mais feliz da Otorrino”. Foram inúmeras risadas, “causos”, cafés e histórias que traziam não só o aprendizado da Medicina como para a vida.

Foi orientador de muitos pós-graduandos, contribuindo para a formação de novos professores e colegas da Clínica Otorrinolaringológica como os Drs. Perboyre Sampaio, José Alexandre Médicis da Silveira, José Celso Rodrigues de Souza, Domingos Tsuji e Signe Grasel. Além disso, por ser tão presente e atencioso ajudou outros tantos na preparação de suas teses. Os alunos ansiosos, perto da Defesa de Tese, faziam fila na casa do Prof. Edigar para apresentar a aula e receber suas valiosas dicas e sugestões para esse momento tão importante.

Com posições firmes e sempre conciliador, teve destaque na Diretoria da ABORL-CCF, FORL, APM e IAPO. Seu zelo com as finanças o fez tesoureiro em várias instituições na Otorrinolaringologia.

Todos nós sentimos muito sua falta, do seu sorriso, sua amizade e parceria, do ombro amigo e extrema sabedoria.

Signe Grasel e Roberto Beck

Postagem relacionada

Participação da equipe no Congresso Baiano de Otorrinolaringologia

Nos dias 12 e 13 de julho, Salvador foi palco do Congresso Baiano de Otorrinolaringologia, organizado pela Associação Baiana de Otorrinolaringologia (ABAO). O evento reuniu otorrinolaringologistas de diversas cidades da Bahia em um ambiente de intenso aprendizado, troca de experiências e atualizações em várias áreas da especialidade. Destacamos a participação do Dr. Bruno Araújo Souza, […]

Does the video head impulse test replace caloric testing?

Alessandra Ramos Venosa, Mauricio Malavasi Ganança, Raquel Mezzalira, Roseli Saraiva Moreira Bittar, Fernando Freitas Ganança Acesso: https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2020.01.001 The CT was described in the early twentieth century by Robert Bárány, who received the Nobel Prize for his achievement, considering its clinical importance for the diagnosis of vestibular diseases.1 It remains the only functional test capable of isolating […]