• 15 de agosto de 2019

FOTO 1

 

por: Máriton de Araújo Sousa Borges

Oitavo filho de Senhor Nazareno e dona Maria da Glória, Dr. Sérgio Albertino nasceu em Nova Friburgo, cidade do interior do Rio de Janeiro. Desde muito cedo almejou a medicina como profissão e diz jamais ter pensado em fazer outra coisa. Apesar da distância entre Nova Friburgo e a então capital nacional ser de apenas 136 km, a cidade carecia de otorrinolaringologistas. Dr. Sérgio conta que na sua juventude havia apenas um especialista da área em sua cidade natal e que isso o motivou a escolhê-la.

Decidido a enveredar pelos labirintos de ouvido, nariz e laringe, iniciou residência médica em janeiro de 1973 no Hospital Universitário Antônio Pedro pela Universidade Federal Fluminense. No entanto, a vida de residente para aquele aluno exemplar não durou muito. Dois meses após iniciada a residência, foi convidado a ser professor auxiliar na própria Universidade Federal Fluminense. Manteve-se como professor na cadeira de otorrinolaringologia até 1994.

Poe receber uma série de pacientes otoneurológicos mal conduzidos, cedo decidiu direcionar seus estudos para a tontura e o zumbido. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento pelo mundo e se tornou voz ativa e influente dentro da otoneurologia brasileira. E a influência, claro, também se fez em casa. Seu único filho, Rafael Saba Albertino, seguiu os caminhos do pai, tornou-se médico e escolheu a otorrinolaringologia como especialidade.

Trabalhando em um dos pontos de fronteira entre otorrino e neurologia, o Dr. Sérgio passou a atuar na disciplina de neurologia no ambulatório de cefaleias como professor adjunto da sua eterna UFF. Mestre em otorrino, doutor em neurologia, atleta diário e fã de automobilismo, Dr. Sérgio Albertino pode olhar para trás e reconhecer o sucesso de sua longa e admirável jornada dentro da medicina. Uma carreira coroada pela formação de bons médicos, hoje espalhados pelo Brasil.

Postagem relacionada

Conferência Magna de encerramento do ano letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia

No dia 14 de dezembro de 2016, aconteceu no Teatro da FMUSP, localizado na Av. Dr. Arnaldo, 255, a “Conferência Magna de encerramento do ano letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia”. Na ocasião, foram entregues os certificados de conclusão dos fellows que terminaram os 3 anos do Curso de Complementação Especializada em Otoneurologia: Eduardo Sato, Douglas Jósimo e Carolina Cumani. Votos de muito sucesso […]

XIV Otoneurologia Básica: Princípios e Práticas

  Nos dias 3 e 4 de agosto foi realizada a décima quarta edição do curso Otoneurologia Básica: Princípios e Práticas, desta vez ministrado de forma remota, pela plataforma digital da FORL, em decorrência da pandemia pelo coronavírus. O novo formato imposto pela necessidade de distanciamento social não impediu que o curso fosse mais uma […]