• 15 de agosto de 2019

FOTO 1

 

por: Máriton de Araújo Sousa Borges

Oitavo filho de Senhor Nazareno e dona Maria da Glória, Dr. Sérgio Albertino nasceu em Nova Friburgo, cidade do interior do Rio de Janeiro. Desde muito cedo almejou a medicina como profissão e diz jamais ter pensado em fazer outra coisa. Apesar da distância entre Nova Friburgo e a então capital nacional ser de apenas 136 km, a cidade carecia de otorrinolaringologistas. Dr. Sérgio conta que na sua juventude havia apenas um especialista da área em sua cidade natal e que isso o motivou a escolhê-la.

Decidido a enveredar pelos labirintos de ouvido, nariz e laringe, iniciou residência médica em janeiro de 1973 no Hospital Universitário Antônio Pedro pela Universidade Federal Fluminense. No entanto, a vida de residente para aquele aluno exemplar não durou muito. Dois meses após iniciada a residência, foi convidado a ser professor auxiliar na própria Universidade Federal Fluminense. Manteve-se como professor na cadeira de otorrinolaringologia até 1994.

Poe receber uma série de pacientes otoneurológicos mal conduzidos, cedo decidiu direcionar seus estudos para a tontura e o zumbido. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento pelo mundo e se tornou voz ativa e influente dentro da otoneurologia brasileira. E a influência, claro, também se fez em casa. Seu único filho, Rafael Saba Albertino, seguiu os caminhos do pai, tornou-se médico e escolheu a otorrinolaringologia como especialidade.

Trabalhando em um dos pontos de fronteira entre otorrino e neurologia, o Dr. Sérgio passou a atuar na disciplina de neurologia no ambulatório de cefaleias como professor adjunto da sua eterna UFF. Mestre em otorrino, doutor em neurologia, atleta diário e fã de automobilismo, Dr. Sérgio Albertino pode olhar para trás e reconhecer o sucesso de sua longa e admirável jornada dentro da medicina. Uma carreira coroada pela formação de bons médicos, hoje espalhados pelo Brasil.

Postagem relacionada

XIII Curso de Interpretação de Video e Eletrooculografia: Teoria e Prática

Entre os dias 19/08/18 e 21/08/18 acontecerá mais uma edição de nosso curso anual direcionado ao exame oculográfico. O curso tem sua excelência na abordagem prática do paciente e tem por finalidade a eletro-oculografia, vídeo-nistagmografia, videohead impulse test e cadeira rotatória. O ponto alto desse curso é a avaliação do reflexo vestíbulo ocular e suas conexões, por […]

Vertical Visual Subjetiva (VVS) – O que é e sua utilidade clínica

Luis Gustavo Cattai Zamboni, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP Roseli Saraiva Moreira Bittar, Professora assistente do setor de Otoneurologia do HCFMUSP. No ano de 1510, durante a pintura do teto da Capela Sistina, Michelangelo passou a apresentar dificuldades de leitura. Precisava colocar os documentos acima do nível dos olhos para conseguir ler. Nesse […]