• 16 de novembro de 2015

Dr Nelson Cruz

Nelson Alvares Cruz nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 24 de julho de 1921. Iniciou o curso primário no Rio de Janeiro e o terminou em São Paulo no Liceu Franco-Brasileiro (atual Liceu Pasteur), onde também concluiu o curso secundário. Fez o curso de Medicina na Escola Paulista de Medicina.

Em 1952, foi com Bolsa de Estudos para a França, tendo estagiado na Faculdade de Medicina de Paris em Otoneurologia com o Professor Maurice Aubry. Durante seis meses, trabalhou em Otoneurologia na Clínica Neurocirúrgica do Hôpital Pitié-Salpêtrière, tendo estagiado também nesse período com o Professor  Paul Pialoux do Hôpital  Lariboisi -ère. Aubry e Pialoux eram Otoneurologistas de renome internacional. No segundo semestre desse mesmo ano, procurou conciliar o estágio em Otoneurologia com o de Audiologia, feito na Companhia Francesa de Audiologia, sob a coordenação de J.E.Fournier.

Em 1953, de volta ao Brasil, iniciou sua atividade na disciplina de Otorrinolaringologia da Escola Paulista de Medicina e com o decorrer do tempo foi criado o setor de Otoneurologia sob a sua responsabilidade. Ministrou curso prático permanente de Otoneurologia no Hospital São Paulo-Escola Paulista de Medicina de 1968 a 1972. Formou discípulos ,dentre eles o Dr. Maurício M. Ganança, que  foi o que mais se destacou nessa área. O Professor Nelson Cruz ministrou muitos cursos de Otoneurologia pelo país, principalmente na década de 1959 a 1969, procurando difundi-la. Esses cursos foram ministrados durante vários dias no Rio de Janeiro em 1959 e anualmente de 1962 a 1965, no Rio Grande Sul, na Universidade de Santa Maria em 1963 e em 1964 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1963 no Paraná, na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, em 1968 em Brasília e em 1969 no II Simpósio Ibero-Americano de Otoneurologia em São Paulo. Grande parte de sua produção científica foi voltada para a Otoneurologia. De 1959 a 1965, publicou vários trabalhos no Brasil e no exterior (França) como único autor. Destacamos o trabalho “Semiologia vestibular dos processos mórbidos sediados no ângulo ponto-cerebelar e no tronco cerebral’’ (único autor), laureado com o prêmio Mário Otonni de Resende em 1957 pela Associação Paulista de Medicina e publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia em 1962. A partir de 1965, continuou produzindo muitos trabalhos em Otoneurologia e muitos deles com o Dr Maurício M. Ganança. Em 1962, foi com Bolsa de Estudos para a França para a Faculdade de Medicina da Universidade de Bordeaux (serviço do Professor Georges Portmann) para se aprimorar em Otologia e de volta ao Brasil passa a desenvolver a cirurgia otológica e formar vários médicos, vindos de diferentes estados do Brasil e mesmo do exterior para estágio no Hospital São Paulo(EPM). Nessa época, eram poucos médicos que operavam ouvido e formou muitos Otologistas.

Tornou o setor de Otoneurologia da Escola Paulista de Medicina o mais importante e respeitado do país, pois foi um dos pioneiros nesse ramo da Medicina no nosso meio. Fez concurso de Livre-docência em 1966 na Escola Paulista de Medicina e em 1978 para Professor Titular dessa mesma escola. Exerceu a função de Professor Catedrático na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP de 1967 a 1971. Durante o período que prestou serviço a essa faculdade despertou o interesse do chefe do Laboratório de Bioacústica, Prof. Dr Ricardo Marseillan, da Fisiologia, na instalação de registro nistagmográfico, para exame do labirinto posterior da cobaia, completando-se dessa forma  o estudo de todo o labirinto. Em 1979, ganhou o prêmio Eduardo de Moraes, da Academia Nacional de Medicina, com trabalho sobre tumores malignos das orelhas externa e média. Fez conferências sobre esse tema em Paris, elogiadas por vários professores franceses.

Foi Professor das faculdades de Medicina de Ciências Médicas de Santos e da Fundação do ABC. Foi condecorado pelo Ministério da Educação da França em 1981, com o título de Chevalier des Palmes Académiques. Foi membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo , vice-presidente da Sociedade de Otologia(1974-1977) e presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia(1986-1988). Deixou um grande legado para a Medicina Brasileira em Otoneurologia e em Otologia, sendo uma grande referência nessas áreas em nosso país.

Dr. Nelson Álvares Cruz Filho

Postagem relacionada

Validation of a comprehensive diagnostic algorithm for patients with acute vertigo and dizziness

AUTORES: Filipp M Filippopulos Ralf Strobl Bozidar Belanovic Konstanze Dunker Eva Grill Thomas Brandt Andreas Zwergal Doreen Huppert   ABSTRACT   Background and purpose: Vertigo and dizziness are common complaints in emergency departments and primary care, and pose major diagnostic challenges due to their various underlying etiologies. Most supportive diagnostic algorithms concentrate on either identifying […]

O video head impulse test eliminou a prova calórica do diagnóstico otoneurológico?

Raquel Mezzalira,  Mestre em Otorrinolaringologia pela UNICAMP e Otoneurologista do Instituto Penido Burnier Roseli Saraiva Moreira Bittar, Professora assistente do Setor de Otoneurologia do HCFMUSP. A prova calorica é o teste mais usado na avaliação das doenças vestibulares e acessa a função vestibular em baixas frequências (ao redor de 0.002-0.004 Hz) após estímulo calórico bitermal […]