• 16 de setembro de 2015

Raquel Mezzalira
Mestre em Otorrinolaringologia pela UNICAMP.
Médica otorrinolaringologista e otoneurologista do Instituto Penido Burnier.

O equilíbrio corporal é mantido pela atuação conjunta do labirinto, da visão e de receptores localizados nos músculos e nas articulações. Os estímulos do meio ambiente são captados por esses órgãos e conduzidos até o sistema nervoso central onde são interpretados. Após a análise das informações, são emitidas ordens para a manutenção da postura.

Um desajuste neste sistema pode gerar alterações de equilíbrio, ou seja as tonturas. Algumas doenças como o diabetes e as infecções no ouvido, o efeito colateral de medicações, a dieta inadequada entre outras podem ser responsáveis por este desajuste. Entretanto, outras situações também podem colaborar para a perturbação deste sistema como as contraturas musculares, as doenças na coluna cervical em decorrência de má postura, o estresse, a tensão, a perda de força muscular e doenças cardio vasculares.

Uma avaliação médica detalhada e especializada é necessária para o correto diagnóstico das causas da tontura e para poder ser instituído um tratamento adequado.

Atualmente, têm sido cada vez mais valorizada a prática regular de exercícios físicos no controle do equilíbrio corporal. Neste sentido, se reconhece a importância do Pilates que é uma atividade que melhora a capacidade cardio vascular, alivia os problemas relacionados ao estresse e diminui a tensão, melhora a flexibilidade, a força e a elasticidade muscular propiciando maior mobilidade articular e melhora da postura corporal. Além disso, aumenta a densidade óssea e a massa muscular dando melhor sustentação ao corpo. Enfim, melhora o estado geral de saúde o que é fundamental no controle do equilíbrio do corpo.

 

Postagem relacionada

Reabilitação Vestibular

Cibele Brugnera, Fonoaudióloga responsável pelo ambulatório de reabilitação vestibular do Setor de Otoneurologia do HCFMUSP. A Reabilitação Vestibular (RV) tem se mostrado ao longo dos anos, um método bastante efetivo no tratamento das alterações do equilíbrio. Seus princípios baseiam-se na plasticidade do sistema nervoso e na compensação central (1), que promove mudanças neuronais e neuroquímicas geradas a […]

Inovações no diagnóstico da tontura na terceira idade

Arlindo Cardoso Lima Neto, Doutor em Otorrinolaringologia pela FMUSP Mariton Borges de Souza, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP     Vivemos o que a ONU chama de “Era do envelhecimento” e dados brasileiros confirmam que a população geriátrica está 2% mais numerosa nos últimos sete anos. O estado de São Paulo já […]