• 24 de setembro de 2019

dr futaba

Por Daniela Cristina Janolli Sanchez

Em 1966 o Dr. Yotaka Fukuda deu início a uma memorável carreira ao iniciar seus estudos na Escola Paulista de Medicina. Lá permaneceu durante a graduação e completou sua residência em otorrinolaringologia entre 1972 e 1974. Seu próximo passo na vida acadêmica foi a pós-graduação médica, em que desenvolveu sua tese trabalhando com os distúrbios do metabolismo do açúcar até 1982, quando recebeu seu título de doutorado.

Dedicou-se à otologia e ao estudo dos potenciais elétricos auditivos. Persistiu em seu trabalho com o metabolismo dos carboidratos, pesquisa pioneira no tema e que deu origem a uma linha de pesquisa que culminou com seu livro “Açúcar: Amigo ou Vilão?” publicado em 2003.

Deu continuidade à sua vida acadêmica e, em seu concurso de Livre Docência, estudou a audiologia eletroencefalográfica com especial atenção aos potenciais cognitivos – o P300. Seu talento e dedicação ao assunto o manteve na liderança da clínica e da pesquisa desses potenciais na Escola Paulista de Medicina.

Suas habilidades não se limitavam à pesquisa: repartiu com o Prof. Dr. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz a cirurgia pioneira do primeiro implante coclear no Brasil em 1977 e atuou em inúmeras intervenções cirúrgicas. Segundo o Prof. Pedro, Yotaka era um mestre na dissecção dos tumores do ângulo ponto-cerebelar, habilidade aperfeiçoada no Instituto House em Los Angeles.

Orientou pesquisadores em seus mestrados e doutorados, estimulando-os e ensinando-os incansavelmente. Atuou e desenvolveu a habilidade de inúmeros residentes de otorrinolaringologia que ensinou e acompanhou durante sua vitoriosa carreira. Deixou um legado de discípulos, cirurgiões, otologistas, otoneurologistas e eletrofisiologistas e, principalmente, um legado pioneiro na pesquisa como uma referência para Otorrinolaringologia brasileira e mundial.

 

Postagem relacionada

Aconteceu no HCFMUSP durante os dias 6 a 8 de abril de 2017 o IV Hearing and Balance

Com salas cheias, aconteceu o IV Hearing and Balance nos dias 6, 7 e 8 de abril. As mesas e conferencias de otoneurologia  despertaram o interesse dos participantes, que tiveram a oportunidade de formular perguntas e assimilar novos conhecimentos na área. As oficinas esgotaram rapidamente suas vagas. Com a presença de nosso convidado internacional, o Dr […]

Validation of a comprehensive diagnostic algorithm for patients with acute vertigo and dizziness

AUTORES: Filipp M Filippopulos Ralf Strobl Bozidar Belanovic Konstanze Dunker Eva Grill Thomas Brandt Andreas Zwergal Doreen Huppert   ABSTRACT   Background and purpose: Vertigo and dizziness are common complaints in emergency departments and primary care, and pose major diagnostic challenges due to their various underlying etiologies. Most supportive diagnostic algorithms concentrate on either identifying […]