• 15 de abril de 2019

Cópia de McDowell Digital Media, Inc.

 

A tontura é um sintoma prevalente na população. Motivo que leva os profissionais de saúde a se interessar cada vez mais em estudar e decifrar os distúrbios do equilíbrio corporal.

O dia da tontura é um evento nacional que foi criado com a intenção de esclarecer o sintoma à população em geral e à classe médica. O dia 22 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento de Robert Barany, considerado o pai da otoneurologia, especialidade que estuda o universo das tonturas.

Este ano o foco da campanha é a abordagem da tontura na emergência, e auxilia a identificação de situações de risco. O tema “Tontura é coisa séria” chama a atenção para o fato.

A iniciativa é do Departamento de Otoneurologia da ABORL-CCF e conta com o apoio da ABN (Associação Brasileira de Neurologia). No Hospital das Clínicas da FMUSP a coordenação da campanha é feita pelo Dr Italo Medeiros (otorrino) e Dra Cristiana Pereira (neurologia). Mais informações no site:

http://www.aborlccf.org.br/semanadatontura/default.asp

Postagem relacionada

Optimal management of Ménière’s disease

Carol A Foster Abstract Confusion in the nomenclature of Ménière’s disease and lack of a standard definition of the disorder until 1995 has hampered accurate assessment of treatment efficacy since the presently defined disorder was first described in 1938. The lack of a widely accepted mechanism of the disease has also delayed the development of […]

Manifestações clínicas do comprometimento da função cerebelar em um caso de tontura

Danilo Martin Real, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP Luis Gustavo Cattai Zamboni, Aluno de complementação especializada em Otoneurologia Clínica do HCFMUSP Roseli Saraiva Moreira Bittar, Professora assistente do setor de Otoneurologia do HCFMUSP. Paciente masculino de 44 anos, conta uma história de 7 meses de desequilíbrio periódico que dura horas. As crises […]