• 15 de abril de 2019

Cópia de McDowell Digital Media, Inc.

 

A tontura é um sintoma prevalente na população. Motivo que leva os profissionais de saúde a se interessar cada vez mais em estudar e decifrar os distúrbios do equilíbrio corporal.

O dia da tontura é um evento nacional que foi criado com a intenção de esclarecer o sintoma à população em geral e à classe médica. O dia 22 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento de Robert Barany, considerado o pai da otoneurologia, especialidade que estuda o universo das tonturas.

Este ano o foco da campanha é a abordagem da tontura na emergência, e auxilia a identificação de situações de risco. O tema “Tontura é coisa séria” chama a atenção para o fato.

A iniciativa é do Departamento de Otoneurologia da ABORL-CCF e conta com o apoio da ABN (Associação Brasileira de Neurologia). No Hospital das Clínicas da FMUSP a coordenação da campanha é feita pelo Dr Italo Medeiros (otorrino) e Dra Cristiana Pereira (neurologia). Mais informações no site:

http://www.aborlccf.org.br/semanadatontura/default.asp

Postagem relacionada

Avanços e novas perspectivas no manejo da migrânea

Lucas Resende Lucinda Mangia Departamento de Otorrinolaringologia e Oftalmologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) A migrânea é uma entidade clínica extremamente prevalente nas populações. Tem ganhado destaque crescente na Otoneurologia em decorrência dos avanços no entendimento de sua relação com o sistema vestibular. Seu reconhecimento é importante fator no surgimento de sintomas vestibulares recorrentes […]

Metabolismo dos carboidratos e sua relação com a tontura

Roseli Saraiva Moreira Bittar, Professora assistente do Setor de Otoneurologia do HCFMUSP. Raquel Mezzalira, Mestre em Otorrinolaringologia pela UNICAMP e Otoneurologista do Instituto Penido Burnier   Considerações gerais A atividade metabólica da orelha interna é intensa e depende do suprimento permanente de glicose e oxigênio para a manutenção do potencial endococlear. Uma vez que não dispõe de […]