• 15 de abril de 2019

Cópia de McDowell Digital Media, Inc.

 

A tontura é um sintoma prevalente na população. Motivo que leva os profissionais de saúde a se interessar cada vez mais em estudar e decifrar os distúrbios do equilíbrio corporal.

O dia da tontura é um evento nacional que foi criado com a intenção de esclarecer o sintoma à população em geral e à classe médica. O dia 22 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento de Robert Barany, considerado o pai da otoneurologia, especialidade que estuda o universo das tonturas.

Este ano o foco da campanha é a abordagem da tontura na emergência, e auxilia a identificação de situações de risco. O tema “Tontura é coisa séria” chama a atenção para o fato.

A iniciativa é do Departamento de Otoneurologia da ABORL-CCF e conta com o apoio da ABN (Associação Brasileira de Neurologia). No Hospital das Clínicas da FMUSP a coordenação da campanha é feita pelo Dr Italo Medeiros (otorrino) e Dra Cristiana Pereira (neurologia). Mais informações no site:

http://www.aborlccf.org.br/semanadatontura/default.asp

Postagem relacionada

Professor Doutor Pedro Luiz Mangabeira Albernaz

Por: Daniela Cristina Janolli Sanchez Natural de Campinas, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz formou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1955, faculdade que tem seu pai como um de seus fundadores. Realizou seu mestrado em Otorrinolaringologia pela Washington University em Saint Louis (1960) onde atuou em pesquisa e na prática clínica. Retornou à EPM […]

Mais uma vez o interesse pela otoneurologia lota os auditórios do Congresso da FORL

Não foram apenas o clima aprazível e as belas paisagens que atraíram muitas pessoas a Campos do Jordão. Contando com a ilustre presença do Dr. Marco Aurélio Bottino, Dra. Roseli Bittar, Dr. Ítalo Medeiros, Dra. Jeanne Oiticica, Dr. Mario Greters, Dra. Raquel Mezzalira além dos fellows atuais e antigos, o setor de otoneurologia do HCFMUSP mostrou […]