• 15 de abril de 2019

Cópia de McDowell Digital Media, Inc.

 

A tontura é um sintoma prevalente na população. Motivo que leva os profissionais de saúde a se interessar cada vez mais em estudar e decifrar os distúrbios do equilíbrio corporal.

O dia da tontura é um evento nacional que foi criado com a intenção de esclarecer o sintoma à população em geral e à classe médica. O dia 22 de abril foi escolhido por ser a data de nascimento de Robert Barany, considerado o pai da otoneurologia, especialidade que estuda o universo das tonturas.

Este ano o foco da campanha é a abordagem da tontura na emergência, e auxilia a identificação de situações de risco. O tema “Tontura é coisa séria” chama a atenção para o fato.

A iniciativa é do Departamento de Otoneurologia da ABORL-CCF e conta com o apoio da ABN (Associação Brasileira de Neurologia). No Hospital das Clínicas da FMUSP a coordenação da campanha é feita pelo Dr Italo Medeiros (otorrino) e Dra Cristiana Pereira (neurologia). Mais informações no site:

http://www.aborlccf.org.br/semanadatontura/default.asp

Postagem relacionada

Deconstructing Dizziness

Diego Kaski Daniel Herron Parashkev Nachev Introduction Few of us are strangers to dizziness. As with pain, to equivocate about being dizzy is to cast doubt on one’s mastery of the language, not to express uncertainty about the experience. The practiced ease of first-person use, however, conceals great difficulty in defining the criteria for correct […]

Lidando com as facetas atípicas da VPPB

Mauricio Malavasi Ganança, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM)   A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), a mais comum das vestibulopatias periféricas apresenta manifestações clínicas típicas 1,2 e atípicas3-10. É notório o crescente interesse no melhor conhecimento científico das formas atípicas da VPPB7-10. Os aspectos misteriosos […]