Voltar Professor Doutor Oscar Antônio Queiroz Maudonnet

oscar_maudonet

Oscar Antônio Queiroz Maudonnet, nascido em Campinas no dia 05 de novembro de 1.940, falecido em 29 de abril de 2.007. Casado com Maria Beatriz Nogueira Maudonnet (“Dona Bia”) são seus filhos Eduardo, Eloísa e Ricardo.

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (antiga Escola Paulista de Medicina) em 1.969, trabalhou como médico assistente do Professor Maurício Malavazi Ganança e estagiou no Setor de Labirintologia da UNIFESP.

Foi o primeiro residente de Otorrinolaringologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e, ao término de seu treinamento, tornou-se docente da disciplina e responsável pela área de Otoneurologia.

Em 1.972 iniciou seu trabalho no Instituto Penido Burnier, onde foi responsável durante quase 30 anos pelo serviço de Otoneurologia.

Em 1.975 defendeu seu doutorado na Unicamp cujo tema foi “Da estimulação calórica bilateral simultânea: estudo eletronistagmográfico”.

Complementou sua formação na Faculdade de Medicina da Universidade Louis Pasteur em Strasbourg.

Membro da Neurootological and Equilibriometric Society (GNA-NES), participou ativamente de uma série de meetings.

Em 1.999 publicou o livro “Avaliação Otoneurológica”.

Durante a sua atividade profissional dedicou-se, entre outras coisas, à pesquisa, ao estudo e ao ensino da Otoneurologia e contribuiu de maneira decisiva na formação de vários profissionais, entre médicos e fonoaudiólogos ligados a esta área.

Como alunas que fomos, gostaríamos de deixar na forma desta pequena biografia, nossa homenagem sincera.

A ele, o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso muito obrigada.

 

Raquel Mezzalira e Marcia Bilécki