Voltar Professor Doutor Lázaro Gilberto Formigoni

Foto Prof Formigoni

Professor Doutor Lázaro Gilberto Formigoni

 

Nascido em Promissão, estado de São Paulo em 27 de outubro de 1931. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP em 1956. Freqüentou a residência médica  em Otorrinolaringologia e Oftalmologia no Hospital das Clínicas em São Paulo. Ao término da residência exerceu a Otorrinolaringologia e Oftalmologia na cidade de Garça, onde permaneceu por dois anos. De volta a São Paulo iniciou trabalho voluntário no Hospital das Clínicas na Clínica de Otorrinolaringologia e Oftalmologia. , sob orientação dos Professores Prudente Correa e Paulo Braga. Nessa época iniciou sua atividade privada como médico assistente no consultório do Prof. Correa, otorrinolaringologista de grande projeção na área.

Foi admitido como médico assistente na Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em 1963 e em meados da década de 60 foi designado para organizar e coordenar o Ambulatório de Otoneurologia do HCFMUSP ao lado do Dr. Marcelo Calábria. No ano de 1972 defendeu sua tese de doutorado, intitulada “Eletronistagmografia por estimulo rotatório pendular decrescente. Contribuição ao estudo da componente rápida, seu comportamento em infecções vestibulares periféricas sob ação do sulpiride”. Foi também nessa época que trouxe para o Brasil a primeira cadeira pendular mecânica, utilizada no atendimento de pacientes otoneurológicos do HCFMUSP por mais de 30 anos. Sempre acolhedor, conseguiu montar uma equipe competente e dedicada que formou um grande número de otoneurologistas, hoje espalhados pelo Brasil. Ingressou como Professor Assistente na Faculdade de Medicina da USP no ano de 1970, a partir de quando orientou várias teses de mestrado e doutorado, assumindo em definitivo a chefia do Grupo de Otoneurologia do HCFMUSP.

Na atividade privada trabalhou como Oftalmologista na Saúde Escolar do Estado de São Paulo, consultório particular e foi um dos sócios fundadores da Clínica IMONG, pioneira em atendimentos otorrinolaringológicos na cidade de São Paulo.

O Professor Formigoni tornou-se conhecido e respeitado em todo pais, como conhecedor da otoneurologia e por seu comportamento afável e incentivador dos mais jovens. Tem o mérito de formar o atual grupo de especialistas que continua trabalhando no hospital, pesquisando, publicando e formando novos otoneurologistas. Profissionais que se tornaram referencia em Otoneurologia, levam as marcas do Professor Formigoni e elevaram o nome da Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O Professor Formigoni aposentou-se da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas da USP em 2001, visitando e apoiando o grupo da Otoneurologia até o ano de 2003. Deixou um legado de discípulos que o mantém ainda atuante por meio do respeito ao grande mestre.

 Prof. Dr. Edigar Rezende de Almeida